Projetos

    Ativos

    Curso de capacitação para coletores de sementes - Cavalcante-GO

    A Rede de Sementes do Cerrado promoveu mais um curso de capacitação para coletores de sementes nativas, desta vez no Vão do Moleque, território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante-GO.

    Entre os dias 21 e 22 de abril de 2018, 29 coletores (a grande maioria, mulheres), receberam treinamento em coleta, beneficiamento, pesagem e armazenamento de sementes de mais de 60 espécies de gramíneas, ervas, arbustos e árvores nativas. O curso abordou também aspectos teóricos e operacionais da atividade.

    Além disso, os coletores elegeram um chefe de núcleo para sua comunidade, que irá ajudar na coordenação da cadeia produtiva de sementes no local, e receberam doações de material de trabalho da RSC.

    Ao menos 150kg de sementes de espécies nativas do Cerrado deverão ser coletados pela comunidade Kalunga - número que pode aumentar caso projetos de restauração ecológica façam novas encomendas.

    A iniciativa é parte do projeto Mercado de Sementes e Restauração: provendo serviços ambientais e biodiversidade, realizado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria comICMBio, UnB, Embrapa/Cenargem e Associação Cerrado de Pé, entre outros. O projeto é financiado pelo Fundo de Parceria para Ecossitemas Críticos (uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão, da Fundação MacArthur e do Banco Mundial), com o Instituto Internacional de Educação do Brasil.

    Fotos: Dani Azul e Luana Santa Brigida

    APOIO:

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30