Em uma iniciativa conjunta entre a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) e a Associação de Coletores da Cerrado de Pé (ACP), coletores da Comunidade Kalunga Vão do Moleque participaram de uma capacitação sobre práticas de governança e produção de sementes nativas para a restauração.
Durante o evento, os participantes foram envolvidos em várias atividades, incluindo a tradicional Dança de Sussa que além de celebrar a cultura local fortaleceu laços entre as comunidades e os parceiros do projeto. Responsável pela cobertura fotográfica da iniciativa, a Diretora de Arte da RSC, Luana Santa Brígida conta que as atividades culturais foram momentos de descontração em que as mulheres ensinaram a dança para os demais participantes.
Vellozia
A exibição do filme Vellozia foi outro destaque. A animação, que relata as aventuras de Vellozia, Ana e Miro na luta contra os desafios do aquecimento global, encantou os coletores e as crianças presentes. “Foi um momento em que as crianças se identificaram na destemida Vellozia e as mulheres da comunidade se assemelharam à personagem mãe dela, dona Luceli. Chamamos a coletora Rosieli de Vellozia e sua tia Clarinha de Luceli. Foi muito interessante notar a representatividade dos personagens e a forma como os coletores se viram nessa produção e é muito importante que a sociedade conheça o trabalho que é feito por coletores e restauradores. Então eu acho que é mais sobre isso, é sobre valorizar o trabalho deles e divulgar esse trabalho de coleta”, acrescenta Luana Santa Brígida.
Alba Cordeiro, coordenadora do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, compartilha detalhes sobre a produção do curta-metragem, enfatizando que este foi construído a partir das vivências cotidianas dos coletores. "Nosso objetivo era que os próprios coletores se sentissem representados na animação. Buscamos inspiração em fotografias, em reuniões e nas atividades diárias de coleta e beneficiamento de sementes. É incrível poder agora entregar esse produto e devolvê-lo aos coletores. Com o vídeo, queríamos mostrar ao restante do Brasil o trabalho que estamos realizando em colaboração com a Rede de Sementes e a Associação Cerrado de Pé. Nosso objetivo é promover um modelo consciente e socialmente justo de utilização dos recursos naturais e da sociobiodiversidade”, concluiu.
Financiador
O filme "Vellozia" foi uma realização do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Semeia Cerrado e Associação Cerrado de Pé. Financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, o projeto tem como parceiros a Semeia Cerrado e a Associação Cerrado de Pé.
Publicado em 16/05/2024