Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Troca de experiências: RSC participa de expedição sobre Restauração e Redes de Sementes em São Paulo

    Organizado pelo Caminhos da Sementes em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), participa dos dias 11 a 14 de setembro, em São Paulo da Expedição Restauração e Redes de Sementes. De acordo com a analista socioambiental da RSC, Maria Eduarda Moreira, a expedição é uma oportunidade para trocar experiências de restauração por meio da técnica por semeadura direta.

    A analista explica que expedição se divide em três rotas distintas pelo estado de São Paulo. A Rota do Vale do Paraíba concentra-se na restauração e agroecologia, com ênfase nos sistemas agroflorestais e pequenas propriedades, dedicadas à produção de alimentos. Já a Rota Vale do Ribeira destaca a produção comunitária de sementes, enquanto a Rota Noroeste Paulista foca na restauração em grande escala e na recuperação de áreas com passivos ambientais, sendo o público-alvo da RSC. "Nesta última rota, nossa intenção é visitar áreas de restauração bem-sucedidas e experiências de aprendizado em diferentes contextos", detalha Maria Eduarda Moreira.

    Durante esses dias de visita, o grupo irá explorar áreas em cidades como Olímpia, Borborema, Promissão e São Carlos, visitando usinas de cana-de-açúcar, reservatórios de hidrelétricas e fazendas que implementam restauração através da semeadura direta. "Examinaremos plantações em diferentes estágios de desenvolvimento, com restaurações de três, sete e dez anos. Isso nos permitirá avaliar o que foi bem-sucedido e o que não. Também teremos a oportunidade de conhecer uma família de coletores de sementes envolvida no contexto do Redário, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre sua realidade e como nosso trabalho impacta em suas vidas", conclui Maria Eduarda Moreira.

    Publicado em 13/09/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30