Com o objetivo de integrar produtores rurais, instituições públicas e privadas para discutir sobre as ações do Programa Reflorestar, a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal promoveu, na última semana, o II Encontro de Agrofloresta do DF e Entorno. Durante o encontro foram debatidos vários pontos do programa sobre a recomposição de áreas rurais do entorno do DF, com foco no enriquecimento da biodiversidade do Cerrado nestes locais.
No Projeto Reflorestar, a maioria das propriedades são de pequenos produtores e a partir daí surgiu a iniciativa de Agrofloresta. A iniciativa vai avançar de forma sustentável na manutenção e recuperação de Áreas de Reservas Legais (RL) e Áreas de Proteção Permanentes (APP) e contribuir para que estas famílias tenham geração de renda neste processo.
Representando a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), a Analista Socioambiental, Maria Eduarda Camargo, abordou o cenário das sementes nativas sendo incluídas neste processo de restauração. “Precisamos compreender, quando falamos em restauração de áreas que existem outras formas de vida e que as formações não se limitam às florestas, mas que temos outras fitofisionomias do Cerrado. Neste contexto podemos citar a formações savânicas e campestres”, disse a analista.
A técnica apresentou ao grupo o trabalho desenvolvido pela RSC em parceria com a Associação Cerrado de Pé e diversas instituições, que envolve a coleta de sementes nativas, muvuca de sementes e a restauração por meio da técnica da semeadura direta. Conforme Maria Eduarda Camargo, vale destacar que os resultados são satisfatórios numa análise custo benefício. “A experiência da RSC confirma que o uso de técnicas comprovadamente eficientes para a restauração do Bioma tem gerado renda para os coletores associados”.
Além disso durante o evento aconteceu a inauguração do Banco Comunitário de Sementes da Granja Modelo do Ipê, um espaço que tem como objetivo promover, por meio da distribuição, troca de sementes e capacitação a disseminação de espécies nativas, agronômicas e de plantas alimentícias não convencionais.
Publicado em 11/07/2022