Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC realiza treinamento de sistema de gestão de coleta e estoque de sementes com coletores da Associação Cerrado de Pé

     

     

    Em busca de otimizar o gerenciamento da comercialização de sementes nativas, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) e com o Instituto Socioambiental (ISA), está implementando o sistema de controle do fluxo das Redes de Sementes. Denominada Redário, a plataforma vai reunir informações que visam ampliar a venda de sementes nativas para a restauração ecológica de áreas degradadas. O treinamento dos coletores da Associação Cerrado de Pé para o uso deste sistema, desenvolvido pela Terra Krya, foi realizado na última semana por videoconferência.

    Na ocasião, os coletores tiveram acesso à plataforma que funciona como um aplicativo no qual eles poderão fornecer o potencial anual de coleta de cada espécie, e ainda, as espécies que estão sendo coletadas e beneficiadas. A ferramenta reúne também, dados sobre o estoque atual, as sementes entregues ao comprador, as sementes vendidas, o preço das sementes, a remuneração do coletor ao longo do ano, áreas de coleta, matrizes (no caso das espécies de árvores) e informações de fenologia.

    Vale ressaltar que o funcionamento do aplicativo prevê, inclusive, a inserção de dados sobre a coleta mesmo no modo off-line. “Os coletores terão acesso ao sistema por meio do login que criamos para cada um deles e estão sendo feitos alguns ajustes para que eles possam inserir as informações mesmo se não tiverem acesso à internet naquele momento, o que é muito importante, uma vez que temos pouca infraestrutura de comunicação na região da Chapada dos Veadeiros”, destaca Jessica Mesquita, integrante da equipe de apoio técnico do projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, desenvolvido pela RSC, que colaborou no treinamento dos coletores da Cerrado de Pé.

    Publicado em 08/04/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30