Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC promove capacitação com trocas de experiências entre RSX e coletores da Cerrado de Pé

    Com o objetivo de fortalecer os laços entre as comunidades envolvidas na conservação do Cerrado brasileiro e promover um aprendizado mútuo sobre práticas de governança e coleta de sementes, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP) receberam, na última semana, uma capacitação em produção de sementes realizada por representantes da Rede de Sementes do Xingu (RSX).

    Com início na terça-feira, 07, a iniciativa, com duração de quatro dias, aconteceu em Alto Paraíso de Goiás e na Comunidade Kalunga Vão do Moleque, em Cavalcante (GO). Durante os dias de imersão, coletores e coletoras da ACP participaram de rodas de conversa, compartilharam experiências e conheceram as práticas de governança da Rede de Sementes do Xingu, observando como são estabelecidos e mantidos os acordos entre os coletores, a diretoria e as comunidades locais. Além disso, as oficinas também foram uma oportunidade para tirar dúvidas sobre temas relevantes como a identificação das espécies, a coleta de capins e seu beneficiamento.

    Coordenadora do Núcleo de Produção de Sementes e Responsável Técnica da RSC, Natanna Horstmann explicou que a capacitação atuou em dois eixos. “Inicialmente falamos como é realizada a coleta da Cerrado de Pé, quais espécies coletadas, preço do coletor, acordos de beneficiamentos. Por outro lado, aprendemos com a Rede de Sementes do Xingu sobre governança, desde os acordos que são feitos, até o cumprimento dos prazos. Foi uma grande troca técnica, mas principalmente sobre governança, sobre os acordos e arranjos entre os coletores, entre a diretoria, as responsabilidades de cada uma das partes que sustentam esse trabalho grandioso da Rede de Sementes do Xingu”, detalhou a coordenadora.

    Facilitadora e Gestora dos Grupos de Coleta da Rede de Sementes do Xingu, Claudia Alves de Araújo, destacou a imensa riqueza proporcionada pela troca de experiências com os coletores da ACP. “Essa interação foi uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos sobre a governança das associações, os papéis de cada membro e os desafios comuns enfrentados por ambas as redes. Destacamos a importância de celebrar conquistas conjuntas e de conhecer de perto a organização e o funcionamento da diretoria da Associação Cerrado de Pé. Além disso é impressionante logística empregada no território Kalunga para garantir que as sementes cheguem às casas de sementes. Isso evidencia a força da colaboração entre a ACP e RSC na superação de desafios e na busca por soluções eficazes”, avaliou a gestora ao enfatizar a importância do apoio mútuo entre a Associação de Coletores e a RSC para implementar práticas bem-sucedidas em diferentes contextos.

    Financiador

    A realização das oficinas são parte das atividades finais do projeto financiado pelo Programa Copaíbas, executado pelo FUNBIO e viabilizado por meio de recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas. Esse apoio financeiro é essencial para impulsionar ações que contribuam para a conservação do meio ambiente e para a promoção de uma economia sustentável.

    Publicado em 13/05/2024

    Ed. Imperador, sala 102
    SEPN 513, Bloco D, Lote 38 S/Nº - Asa Norte
    Brasília/DF
    CEP:70769900