Visando fortalecer o trabalho dos coletores locais, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP) realizaram nesta segunda-feira, 24, a entrega de 115 kits contendo equipamentos essenciais para a coleta de sementes nativas. Nesta primeira etapa de distribuição foram beneficiados os coletores da Comunidade Quilombola Maiadinha, localizada no Vão do Moleque, em Cavalcante (GO).
De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Produção de Sementes e Responsável Técnica da RSC, Natanna Horstmann, cada conjunto contou com itens como lonas, três tipos de peneira, botinas, camisetas, bonés, balanças, pinceis, cutelos e perneiras. Cada peça foi selecionada para proporcionar tanto proteção física quanto melhorias nas etapas de coleta e beneficiamento das sementes.
Ela explica ainda, que os kits visam a segurança e a eficiência dos coletores em suas atividades. “Além dos equipamentos de proteção, como botas e perneiras para evitar picadas de cobras e camisas de manga longa e bonés para proteger do sol, a inclusão de três tipos de peneiras é uma inovação. Agora, com essa variedade de peneiras, esperamos facilitar ainda mais o processo de separação das sementes, garantindo uma qualidade superior no produto final", acrescenta.
Parceria
Os kits foram adquiridos com recursos de dois projetos distintos. Enquanto o Projeto Copaíbas financiou uma parte dos materiais, a Cerrado de Pé complementou com outros itens, por meio do Projeto Bem Maior, todos pensados para atender às necessidades específicas desses trabalhadores", completa Natanna Horstmann. Na próxima quinta-feira, 27 de junho, está agendada a entrega para cerca de 40 coletores que residem nas proximidades da Casa de Sementes na região de Alto Paraíso.
Projeto Copaíbas
A entrega dos kits são parte das atividades finais do projeto financiado pelo Programa Copaíbas, executado pelo FUNBIO e viabilizado por meio de recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas. Com esse apoio financeiro foram realizadas diversas capacitações em coletas de sementes nativas, aumento da disponibilidade das sementes nativas e expansão e aprimoramento da capacidade de armazenamento envolvendo às comunidades locais, promovendo a inclusão de gênero e gerando renda. Por meio do Projeto, mais de 150 pessoas, principalmente mulheres, foram capacitadas em 15 comunidades de quatro municípios da Chapada dos Veadeiros.
Publicado em 25/06/2024