Promover a conservação, restaurar, reduzir os impactos negativos, trabalhar a importância social, ambiental e econômica do Cerrado e desenvolver políticas públicas quanto ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma são alguns dos desafios enfrentados pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC).
A RSC executa na Região Central do País, o Projeto Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade. Por meio de diversas atividades que vão desde a pesquisa, coleta, beneficiamento, venda, oficinas e, com o apoio de instituições que desenvolvem ações socioambientais mais de 100 hectares de Cerrado já foram restaurados.
O analista ambiental do ICMBio, Fernando Tabagiba, destaca no vídeo Semeando o Cerrado: Biodiversidade e Geração de Renda, disponível no YouTube pelo canal da RSC, que é preciso envolver as comunidades nas ações de restauração afim de “propiciar nas atuais gerações uma mudança de olhar e comportamento em relação ao Cerrado”.
O vídeo que detalha o trabalho realizado na Chapada dos Veadeiros traz ainda o relato de coletores sobre suas experiências e como as boas práticas contribuem para a conservação do meio ambiente.
Publicado em 24/10/2019