Com o objetivo de abordar a urgência e os desafios da restauração ecológica, em consonância com a declaração da ONU que reconhece o período até 2030 como a 'Década da Restauração de Ecossistemas', a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) participou do Webinar da MORFO, realizado nesta sexta-feira, 24. A MORFO é uma empresa especializada em plantio com drones, e o evento proporcionou um importante espaço para discussões sobre estratégias de restauração ambiental em nível global.
Com a crescente necessidade de restaurar, a participação ativa das comunidades locais se torna fundamental. Neste contexto, Cibele Santana, Gestora Administrativo-financeira da RSC, apresentou a instituição e destacou seu papel na capacitação e no engajamento das comunidades locais em projetos de restauração. “A RSC, iniciou suas atividades em 2001 e desde então tem sido uma referência na conservação do Cerrado e na produção de sementes de espécies nativas. Com uma trajetória que envolve parcerias com instituições acadêmicas, governamentais e a sociedade civil, a instituição tem como missão promover a conservação da sociobiodiversidade do Bioma Cerrado”, detalhou Cibele Santana.
A gestora destacou ainda a importância da inclusão das comunidades em todas as etapas da cadeia de restauração, desde a coleta de sementes até o monitoramento das áreas restauradas. Mais do que recuperar áreas degradas, a metodologia adotada pela RSC, denominada "restauração inclusiva", fortalece as comunidades locais, proporcionando oportunidades de serviço e renda. “Ao incluir as comunidades em todos os processos de restauração, a RSC maximiza os benefícios ambientais, econômicos e sociais, aumentando a probabilidade de sucesso a longo prazo das iniciativas de restauração. A conexão das comunidades com seus territórios e a participação ativa em todas as etapas do processo garantem a sustentabilidade das ações de restauração”.
Neste sentido, a participação da RSC no Webinar da MORFO ressalta a importância do envolvimento das comunidades locais na restauração ecológica, contribuindo para a conservação do Bioma Cerrado e para o alcance das metas globais de restauração de ecossistemas.
Publicado em 24/05/2024