Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Rede apresenta mercado de sementes no II encontro de restauração ecológica do Cerrado

    O evento fez parte da semana universitária 2022, da UnB

     

    Rede apresenta mercado de sementes no II encontro de restauração ecológica do Cerrado

    A Rede de Sementes do Cerrado participou do participou do II Encontro de Restauração Ecológica do Cerrado e mostrou sua experiência na produção de sementes de espécies nativas.

     

    Uma das missões da Rede de Sementes do Cerrado é apoiar a restauração ecológica inclusiva e disseminar o conhecimento. Nessa quarta-feira, 30, a presidente da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) Camila Motta, participou do II Encontro de Restauração Ecológica do Cerrado: Um olhar para os Sistema Agroerratenses, na Universidade de Brasília (UnB).

    Camila esteve no Círculo de Saberes 4, que teve como tema o Protagonismo de Espécies Nativas e Agrobiodiversidade na restauração de ambientes savânicos. A RSC falou da sua experiência na produção de sementes de espécies nativas, como o mercado de sementes teve início e como funciona atualmente. “Pudemos mostrar a atuação e histórico de comercialização da Rede no mercado e demonstrar nossa capacidade de oferecer sementes nativas do Cerrado que atenda demandas de restauração em larga escala”, afirma. E ainda apresentou um olhar mais global para a agenda 2020-2030 da ONU e os protocolos da sociedade internacional para a restauração ecológica.

    A RSC ressaltou também o seu trabalho de alinhar a prática com a pesquisa científica. A Rede tem parceria com a UnB e seus laboratórios, principalmente o de Termobiologia. “A pesquisa é fundamental para nosso trabalho na restauração do Cerrado e foi uma oportunidade de mostrar o trabalho para os alunos e reforçar nossa parceria com a universidade. E despertamos interesse de alguns para o estágio na área. Isso é gratificante”, ressaltou a presidente da Rede de Sementes do Cerrado.

    O painel teve a participação do nosso Conselheiro Consultivo e analista ambiental do ICMBio, Alexandre Sampaio, e do pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro. O II Encontro de Restauração do Cerrado é uma realização da UnB e faz parte da programação da Semana Universitária 2022. Tem apoio da Araticum, WWF, Ação RIDE SAN-DF+ . E parceria com Instituto Federal de Brasília (IFB/Campus Planaltina), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG/Campus Arinos), a Pequi, TiKré, NEA Candombá, Embrapa Cerrados, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e o Núcleo de Agroecologia da UnB.

    Publicado em 01/09/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30