Em Alto Paraíso equipe realiza queima controlada de área em restauração
Visando preparar o solo para o plantio por meio da técnica da semeadura direta, a equipe do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, realizou nesta quinta-feira, 13, a queima controlada de área, na fazenda Hy Brasil, em Alto Paraíso de Goiás (GO). A iniciativa trata-se de uma etapa do preparo do solo, uma vez que após arado é comum que o capim exótico rebrote.
Coordenadora do Projeto, Alba Cordeiro explicou que inicialmente é feita a aplicação de herbicida, conhecido como controle químico e após o capim estar totalmente seco é feita a queima controlada. “Essa queima elimina o capim seco, o que facilita na continuação do preparo do solo e controle das espécies exóticas”, disse. A ação contou com o apoio da Brigada de Alto Paraíso de Goiás.
Hy Brasil
A Fazenda Hy Brasil é uma das propriedades beneficiadas com o Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar. A queima foi realizada em parte dos 15 hectares que serão restaurados através do projeto.
Sobre o Projeto
Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, a iniciativa tem como público-alvo, os proprietários rurais que necessitam recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). A iniciativa busca ainda o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes nativas de base comunitária, uma vez que a produção de sementes nativas para a restauração ecológica proporciona a geração de renda a partir do Cerrado, atuando de forma inclusiva e contribuindo para a conservação e restauração deste importante bioma brasileiro.
Fotos creditadas à Caio Menegucci
Publicado em 18/04/2023