Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Projeto “Tecendo Redes e Espalhando Sementes” reúne grupos de coletores de 4 Estados e Distrito Federal

    Executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), o Projeto “Tecendo Redes e Espalhando Sementes” reúne, entre os dias 30 de maio a 04 de junho, grupos de coletores do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Bahia e Minas para uma imersão de 6 dias com a realização de capacitações técnicas sobre coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, associativismo, empoderamento feminino, inclusão de jovens e intercâmbio entre lideranças para a troca de conhecimentos. O evento acontece em Alto Paraíso (GO), paralelamente às atividades do II Encontro do Redário, que vai reunir 22 redes de sementes do país.

    Coordenadora do projeto, a Vice-Presidente da RSC Anabele Gomes explica que a iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva de sementes nativas e assim consolidar e ampliar a rede de coletores. “Com o crescimento da demanda por restauração de áreas degradadas, temos visto o surgimento ou interesse pela criação de grupos de coletores de sementes no bioma. No entanto, muitos grupos estão iniciando as atividades de forma desarticulada. A nossa proposta é capacitar lideranças de grupos de coletas oferecendo os subsídios necessários para que elas transmitam o conhecimento em seus territórios”, acrescenta a coordenadora ao reforçar que as oficinas de capacitação são apenas algumas das atividades do projeto.

    O “Tecendo Redes e Espalhando Sementes” vai beneficiar cerca de 320 famílias distribuídas em 52 comunidades. A iniciativa é financiada pelo projeto Cerrado Resiliente – CERES, por meio do Fundo de Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) gerido pelo Instituto População Sociedade Natureza (ISPN).

     

    A RSC

    A Rede de Sementes do Cerrado atua na capacitação de comunidades tradicionais e pequenos produtores há 20 anos. O trabalho desempenhado pela RSC tornou-se referência na área de conservação do Cerrado e na produção de sementes de espécies nativas em virtude de sua interação com o meio acadêmico, por meio da pesquisa científica e com instituições governamentais.

    Desde 2017 a RSC tem atuado ativamente na cadeia produtiva de sementes, na implementação de políticas públicas que favorecem as comunidades locais gerando renda através da coleta e comercialização de sementes nativas que são usadas na restauração de áreas degradadas. A Instituição atua ainda na formação e fortalecimento de grupos de coletores de sementes no Cerrado, especialmente na região da Chapada dos Veadeiros (GO), com a Associação de Coletores Cerrado de Pé.

    Publicado em 26/05/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30