Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Para celebrar Dia Mundial do Meio Ambiente Podcast Semeando destaca iniciativas em prol da conservação do Cerrado brasileiro

     

    Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o podcast Semeando Cerrado destaca iniciativas que têm feito diferença na pauta ambiental. Inquieta, criativa e apaixonada pelo Cerrado, o episódio de junho traz a história da bióloga Barbara Pachêco, que inovou ao criar uma startup com foco na restauração do Cerrado brasileiro.

    Durante o bate-papo, a pesquisadora contou que há seis anos, compreendeu que precisava de um espaço onde pudesse colocar suas ideias em prática e atuar em prol da conservação do bioma. Foi assim que decidiu sair da pesquisa científica e criar juntamente com dois amigos uma empresa que atua no fortalecimento da rede de coletores de sementes nativas e restauração do meio ambiente. “ Dentro da Embrapa, instituição que trabalhava na época, já via muita necessidade de mercado. O pessoal sempre me perguntava ‘você conhece quem vende semente nativa?’ A rede de sementes, na época, também estava começando com esse trabalho e meu coração acabou indo para esse lado da restauração ecológica”, conta a CEO da VerdeNovo Sementes.

    O que ela não imaginava é que sua vida e carreira mudariam a partir daquele ponto. Hoje a VerdeNovo atua em parceria com a Rede Sementes do Cerrado (RSC), no resgate de sementes em áreas de supressão vegetal, juntamente com a comunidade local que integra a Associação Cerrado de Pé (ACP). Além de contribuir na restauração de áreas degradadas, com a comercialização de mais de cem espécies de sementes nativas, está parceria contribui com a troca de conhecimentos, por meio dos cursos de capacitação com as equipes onde é possível viver unir teoria à prática. “Falar em restauração ecológica signo englobar pessoas e instituições. Trabalhar com todos os potenciais que a restauração ecológica permite. A união faz a força e essa parceria com a Rede tem causado impactos positivos em muitos lugares”, afirma.

    Projetos

    Em Brasília (DF) a startup atua em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado no programa Adote Uma Nascente, que visa garantir a recuperação de nascentes em áreas degradadas e a preservação das que ainda não foram atingidas pela ação do homem.  A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasília Ambiental, prevê a adoção de nascentes do Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo I. O projeto conta com o apoio da CNP Brasil.

    Ao lado da RSC, a VerdeNovo atua também, em parceria com Rede a Associação Cerrado de Pé, na restauração de 10 hectares de Cerrado na Chapada dos Veadeiros (GO), especialmente na tentativa de salvar o Córrego dos Ingleses, ameaçado por incêndios florestais.

    A bióloga defende um modelo de restauração que, além de recuperar o meio ambiente, restaura também pessoas e comunidades inteiras. “Não é curar aquela ferida que foi aberta no Cerrado, mas também juntar pessoas ali, porque você acaba tendo a possibilidade de cicatrizar pessoas também. Pessoas que sempre foram invisíveis passaram a ser percebidas graças ao trabalho com as sementes”, acrescenta.

     

    Dia do Meio Ambiente

    Celebrado anualmente em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado para promover ações que conscientizem a população sobre a importância de se conservar o meio ambiente. A data foi escolhida por conta da Conferência de Estocolmo, - a primeira conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em 5 de junho de 1972.

    Em 2022 a ONU decidiu adotar o mesmo tema de 50 anos atrás: “Uma só Terra”, em alusão ao fato de nós seres humanos coexistimos em um mesmo mundo com milhões de outras espécies de seres vivos, sendo nossa própria existência intrinsecamente ligada à subsistência dos demais. “Nós não somos o suprassumo da evolução e não pertencemos a nós mesmos, mas sim aos biomas. Muitas das questões ambientais vieram do distanciamento entre o ser humano a natureza. O primeiro passo é entender que o meio ambiente é a nossa casa em comum. Nossa esperança não pode morrer. Precisamos nos organizar como um bonde ambiental para, quem sabe, permitir a existência do nosso Cerrado”, finaliza Bárbara.

    Confira o podcast Completo:

    Spotify – https://open.spotify.com/episode/1CA7Fxrr56L4K7BQwnAXaD?si=L3lztqG2R6iiNnTANKvwmQ&utm_source=whatsapp&nd=1

     

    YouTube

    https://www.youtube.com/watch?v=QPHK0f4cTxg&feature=youtu.be

     

     

    Publicado em 05/06/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30