Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    No dia do Cerrado, RSC destaca importância da restauração

    Com uma área de 200 milhões de hectares, o Cerrado ocupa cerca de 25% do território do Brasil em 12 Estados da federação. Considerado berço das águas, o segundo maior bioma do planeta abriga mais de 12 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 199 de mamíferos.

    Instituído pelo Decreto da Presidência da República de 20/8/2003, Dia do Cerrado propõe uma reflexão sobre a importância de conservar o bioma e recursos naturais. A data chama a atenção ainda, para o debate sobre os problemas ambientais e ações que podem reduzir seus impactos.

    Com o objetivo de contribuir com a conservação do Cerrado brasileiro, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), que consiste em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip),  vem promovendo, por meio de pesquisas, informações técnicas e científicas e também,  do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”,  a restauração deste importante bioma na Região Central do País.  O método utilizado neste processo é a semeadura direta.

    Ao lembrar que a degradação do Cerrado pode interferir na oferta de água doce, a Gerente do Projeto e bióloga, Camila Motta explica como a RSC desenvolve esta iniciativa de Restauração. “Contamos com a parceria da Associação dos Coletores Cerrado de Pé, em que os coletores da Chapada dos Veadeiros recolhem sementes nativas que são vendidas pela RSC para empresas que trabalham com restauração”, destacou.

    Camila Motta detalha ainda, o acompanhamento técnico feito pela equipe durante todo o processo. Segundo a gerente, a RSC atua em todas as etapas que vão desde a coleta, controle das áreas de coleta, gestão de estoque, controle da qualidade das sementes, até a venda e entrega das sementes. “A RSC já restaurou mais de 100 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Por meio do projeto já apoiamos a restauração de aproximadamente 60 hectares de áreas no Cerrado brasileiro, no Estado de Goiás e Distrito Federal”, completou a gerente.


    Alexandre Sampaio durante restauração do Cortado feito pela Rede

    Vale ressaltar que, com a comercialização destas espécies de sementes nativas, a Rede de Sementes do Cerrado, além de colaborar na conservação,  fomenta a cadeia produtiva dessas sementes  e promove a complementação de renda às famílias dos coletores.

    Publicado em 11/09/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30