Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Mutirão de enriquecimento de espécies em área de restauração acontece nesta sexta

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) promove nesta sexta-feira, 20, o Mutirão de Enriquecimento em Área de Restauração com sementes do Pipiripau. Em parceria com o núcleo de coletores do Pipiripau e voluntários, a ação acontece a partir das 8h30, no Assentamento Oziel Alves, ao lado da sede da Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (APROSPERA).

    Gustavo Rocha, técnico da RSC, explicou que serão utilizados em 5 hectare, 102 Kg de sementes nativas do Cerrado. “Esta área já está em processo de restauração. Acontece que notou-se uma pobreza na variedade de espécies estabelecidas no local. Nossa ação tem como foco enriquecer a área de modo que o solo fique menos exposto”. Além da semeadura com gramíneas, arbustos e árvores, serão plantadas em linha, sementes de espécies frutíferas do Cerrado.

    Conhecida como Região do Pipiripau, o local na divisa entre o Distrito Federal e Goiás abriga rios e nascentes que abastecem cerca de 80% do Distrito Federal. “Enriquecer estas áreas com espécies nativas é fundamental para a conservação da bacia hidrográfica do local. Com o suporte técnico da Rede, foi criado o grupo de Coletores do Pipiripau, formado por moradores dos assentamentos. Desde então, temos acompanhado o trabalho deles. As sementes utilizadas no mutirão foram coletadas pelo grupo, na região do plantio, concluiu.

     

    Publicado em 19/12/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30