IB realiza nesta terça,19, mutirão para o plantio de espécies nativas do cerrado no Jardim Louise Ribeiro
A equipe técnica da Rede de Sementes do Cerrado participa nesta terça-feira, 19, das 8h às 13h, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), de um plantio de mudas e semeadura.A ação, que será aberta ao público, visa enriquecer o jardim Louise Ribeiro com novas espécies de plantas nativas.
A professora do Instituto de Biologia, da UnB, Isabel Schmidtexplica que o Jardim Louise Ribeiro foi implementado há mais de um ano, de forma coletiva e colaborativa. O local exerce ainda, a função de ensino e pesquisa voltada para os alunos da UnB e parceiros, que desenvolvem projetos experimentais.
Conforme a professora destaca, o projeto que é pioneiro, conta com inúmeras plantas do Cerrado que nunca haviam sido utilizadas para o paisagismo. “Após este período de análise, em que pudemos perceber o potencial ornamental destas plantas, agora estaremos ampliando o número de espécies que estarão no Jardim Louise Ribeiro, no qual sabemos do potencial paisagístico e sucesso destas plantas nativas”, acrescentou.
O Jardim é um projeto desenvolvido por voluntários, alunos e professores da UnB, para homenagear a estudante do Instituto de Biologia, vítima de feminicidio em 2016. O jardim foi implementado por semeadura direta, conforme técnicas utilizadas para a restauração de áreas degradadas.
Vale ressaltar, que as sementes, para realização do plantio, foram produzidas pela associação de coletores de sementes Cerrado de Pé e podem ser compradas pela Rede de Sementes do Cerrado.
Publicado em 18/02/2019