Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Globo Repórter desbrava o Cerrado brasileiro e mostra atuação da Rede de Sementes do Cerrado e da Associação Cerrado de Pé em prol da conservação do bioma

    Para conhecer um pouco mais sobre as belezas e como conservar o Cerrado, o Globo Repórter desta sexta-feira, 10, desembarcou no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). Com uma área de aproximadamente 240 hectares, o Parque abriga uma grande diversidade de fauna, flora e centenas de nascentes, mas apesar de tanta riqueza, o fogo tem sido uma grande ameaça. Na contramão destas ações, existem pessoas que se dedicam a manter o Cerrado vivo, por meio da conservação deste importante bioma.

    O repórter Fábio Castro conversou com a equipe da Rede de Sementes do Cerrado, que em parceria com a Associação Cerrado de Pé, atuam a restauração do Cerrado, por meio da semeadura direta, promovem a valorização do bioma e proporcionam melhorias de vida daqueles que vivem nestas áreas com a coleta de sementes nativas do Cerrado.

    Presidente da RSC, a bióloga Camila Motta explicou que além de estimular a conservação de áreas, um fator muito importante na cadeia de restauração é o envolvimento social. “O papel do coletor de sementes é muito importante não só para a geração de renda, mas também para a restauração, e o objetivo principal é a conservação, trazer o Cerrado de volta”, destaca a Presidente.

    Além dos pesquisadores e profissionais que atuam na área, os moradores contaram suas experiências sobre a coleta, beneficiamento e plantio destas sementes. Evidenciaram os resultados deste trabalho que tem devolvido ao Cerrado as características originais do bioma. O programa exibido pela Rede Globo vai ao ar nesta sexta-feira, depois da novela das 21.

     Veja mais: https://www.instagram.com/p/CXKR_jcF0_r/

    Publicado em 09/12/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30