A Comissão Eleitoral da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) realizou nesta sexta- feira, 14, às eleições da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Consultivo (Gestão 2024-2026). A votação ocorreu por meio de plataforma de votação on-line respeitando todas as determinações exigidas no estatuto da instituição. O resultado terá a ata registrada em cartório conforme as recomendações.
Com um programa que visa consolidar a sustentabilidade financeira e melhorar a governança da RSC, a chapa Capim Flechinha, a única chapa registrada neste pleito, elegeu Anabele Stefânia Gomes Presidente e Natanna Horstmann como Vice-Presidente. A gestão de 2024-2026 terá Maria Eduarda M.S. Camargo como Secretária e Cibele do Carmo Santana, Tesoureira.
O Conselho Fiscal será composto por Maria Antônia D. Perdigão, Jamily Silva Pereira, Jimena Stringuetti Gaspar de Mello como titulares e Chesterton Ulysses Orlando como suplente. Já o Conselho Consultivo terá como titulares: Alexandre Bonesso Sampaio, Isabel Belonni Schmidt, Sarah Christina Caldas Oliveira e Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz como suplente.
Durante a 23º Assembleia Geral Extraordinária da Rede de Sementes do Cerrado, também realizada nesta sexta,14, para consolidar o resultado das eleições, a Presidente eleita, Anabele Gomes destacou os principais pontos do programa de gestão da chapa eleita. “Nós pretendemos dar continuidade ao trabalho que temos feito nesses últimos anos no sentido de fortalecer a cadeia produtiva de sementes nativas por meio da captação de recursos para apoiar os grupos de coleta de sementes do Cerrado e assim ampliarmos ainda mais o nosso alcance e impactos. Continuaremos promovendo uma restauração inclusiva em que as comunidades envolvidas participam de toda a cadeia da restauração e seguiremos com a nossa atuação voltada para a estruturação da RSC com foco na horizontalidade, organizando a governança, os protocolos e articulando parcerias entre os diversos segmentos da restauração. Então, é com esse propósito que nós assumimos essa nova gestão”, completou.
A chapa eleita iniciará seu mandato em 1º de julho de 2024. O Capim Flexinha (Echinolaena inflexa) foi escolhido como simbologia desta chapa pela sua representação no contexto da coleta de sementes e da restauração ecológica. Apesar de ser uma espécie difícil no âmbito da coleta de sementes, é de extrema importância no caminho de sucesso da restauração ecológica.
Confira a Chapa Capim Flechinha
Diretoria
Presidente: Anabele Stefânia Gomes
Vice-presidente: Natanna Horstmann
Secretária: Maria Eduarda Moreira Salomon Camargo
Tesoureira: Cibele do Carmo Santana
Conselho Fiscal
Titular 1: Maria Antônia Diogo Perdigão
Titular 2: Jamily Silva Pereira
Titular 3: Jimena Stringuetti Gaspar de Mello
Suplente: Chesterton Ulysses Orlando
Conselho Consultivo
Titular 1: Alexandre Bonesso Sampaio
Titular 2: Isabel Belonni Schmidt
Titular 3: Sarah Christina Caldas Oliveira
Suplente: Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz
Publicado em 14/06/2024