Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Projeto Águas Cerratenses: A importância da restauração para o Meio Ambiente

    Implantado em 2022, o Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar é uma iniciativa que tem se destacado pela sua contribuição na restauração ambiental e preservação do Cerrado. Até 2024, serão 600 hectares de área restaurados por meio do Projeto. Com a realização de plantios por meio da semeadura direta, o Águas Cerratenses tem sido importante ferramenta na recuperação de áreas degradadas, promovendo a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade dos recursos hídricos.

    Ao promover a restauração das áreas degradadas, o projeto trabalha para conservar a riqueza natural do Cerrado e garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras. Em 2022, a iniciativa executou plantios em uma área total de 155. Em São João D’Aliança foram semeados 128 hectares e 27 hectares em Cavalcante.


    Esses números demonstram o compromisso do Projeto Águas Cerratenses em ampliar sua atuação em diferentes áreas, abrangendo os municípios de atuação e colaborando com a restauração do Cerrado. O plantio em cada localidade foi realizado com base nas necessidades e características específicas, levando em consideração a diversidade de espécies e a importância da conectividade entre os fragmentos de vegetação nativa.

    Coordenadora do projeto, Alba Cordeiro salienta que a restauração ambiental desempenha importante papel na conservação do meio ambiente. “Ao recuperar áreas, como aquelas afetadas pela atividade humana ou desmatamento, contribuímos para a proteção da biodiversidade, a conservação dos recursos hídricos e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, disse. Alba Cordeiro pontuou ainda que “a restauração ambiental é um desafio, mas o Projeto Águas Cerratenses mostra que, com dedicação, parcerias e ações concretas, podemos reverter os danos e construir um futuro em harmonia com a natureza”.

    Sobre o Projeto
    Financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, o Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar é uma iniciativa da Rede de Sementes do Cerrado, em parceria com a Associação Cerrado de Pé e Semeia Cerrado. Para execução do projeto serão utilizados de 40 toneladas de sementes por meio da técnica da semeadura direta.

    Publicado em 05/06/2023

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30