Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Famílias complementam renda com Projeto de Restauração

    “Semeando o Cerrado-Biodiversidade e geração de renda” esse é o título do material disponível no YouTube no canal Rede de Sementes do Cerrado que mostra como o coletor de sementes Emiliano dos Santos Rosa aprendeu a ver as árvores por uma perspectiva, até então, inimaginável. O coletor relata que com o projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, hoje ao ver uma árvore já imagina as inúmeras sementes que ela poderá oferecer.

    Assim como seu Emílio, o seu Jader Guilhermino de Brito também passou a enxergar a coleta de sementes nativas do Cerrado como uma nova fonte de renda. “Este ano só de capim eu já tirei uns 400 sacos. Agora está na época das sementes das arbóreas”, conta seu Jader em depoimento no vídeo.
    O vídeo traz ainda, as perspectivas da dona Geovana Gonçalves dos Santos e demais coletores que descobriram na Restauração uma forma de complementar a renda por meio da coleta de sementes nativas.

    Em parceria com a Associação de Coletores Cerrados de Pé, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC) realiza há dois anos a restauração do bioma através deste projeto de conservação do meio ambiente e mobilização social, que vem, sobretudo, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade em diversos âmbitos.

    Professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Isabel Smidth destaca que as atividades são realizadas em parceria e que a sensibilização e o engajamento das comunidades são fundamentais. “Nós aliamos o conhecimento local, tradicional que os coletores já possuíam com as técnicas e pesquisas e essa junção acelerou no processo de aprendizagem e eficiência nos resultados. Fazemos juntos e aprendemos juntos”, relatou.

    Vale ressaltar que, as coletas são realizadas sob encomendas, de acordo com a floração das ervas, arbustos e arbóreas. Em 2018, foram coletadas aproximadamente nove toneladas de gramíneas. Este ano, com foco na oferta de sementes mais puras e de qualidade o grupo implantou uma nova técnica de beneficiamento. Além da renda, o trabalho gera outros benefícios à comunidade, como participação efetiva sobre as questões socioambientais.

    Publicado em 25/09/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30