A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) e a Associação de Coletores da Cerrado de Pé (ACP) participaram nesta quinta-feira, 16, de uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Retomada, em Goiânia (GO). A iniciativa teve como foco apresentar aos gestores da pasta o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas instituições em prol da conservação da sociobiodiversidade do Cerrado brasileiro.
Na ocasião, Anabele Gomes, vice-presidente da RSC, destacou os resultados da parceria da RSC com a Cerrado de Pé apresentando os impactos socioambientais obtidos por meio da atuação das instituições. "Foi uma apresentação do nosso trabalho. Falamos sobre o que estamos fazendo em parceria com a Cerrado de Pé pelo Nordeste Goiano. Aproveitamos a oportunidade para solicitar o apoio da Secretaria da Retomada para darmos continuidade ao fortalecimento da cadeia produtiva de sementes nativas para a restauração de áreas degradadas", completou.
Presidente da ACP, Cíntia Carvalho evidenciou a importância do apoio da Secretaria às atividades desempenhadas pela Cerrado de Pé. “A secretaria da Retomada fomenta as cooperativas em Goiás e o apoio da pasta será de grande relevância para ampliar o trabalho de base comunitária que vem sendo realizado”, acrescentou.
Além da Presidente da ACP e da vice-presidente da RSC, a reunião contou também com a presença do vice-presidente da ACP Emivelton Fernandes e do tesoureiro da ACP Valdeci Carvalho. A comitiva foi recebida pelo Subsecretário Teófilo Neves e pelo Assessor do Governador Bosco Rosa.
Secretaria da Retomada
A Secretaria da Retomada, tem como objetivo principal apoiar as cooperativas do Estado de Goiás, fornecendo assistência técnica, promovendo visitas técnicas em cooperativas consolidadas e formalizadas, bem como em associações e agrupamentos de trabalhadores que ainda não se consolidaram como cooperativas. Além disso, oferece informações e palestras sobre gestão, cooperativismo e qualificação, visando fortalecer o mercado e gerar emprego e renda.
Publicado em 17/05/2024