A equipe do Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar realizou a última oficina de Educação Ambiental deste semestre. O evento ocorreu no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, em Cavalcante (GO), e foi mais um passo importante na missão do projeto. Com esta atividade, a iniciativa alcançou um total de oito escolas atendidas, 13 oficinas realizadas e 620 alunos beneficiados em seis municípios diferentes. Este resultado reflete o empenho da equipe em promover a conscientização ambiental e a importância da conservação do Cerrado, consolidando o impacto positivo do projeto na região.
Responsável pela Educação Ambiental do Projeto, Giselle Moreira explicou que no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, esta atividade foi realizada com alunos do 6° ano. “Os estudantes demonstraram um profundo conhecimento prévio sobre o Cerrado, participando ativamente com perguntas e contribuições durante as atividades. Este engajamento refletiu no aprendizado, mas também no interesse das outras turmas que, ao observarem as oficinas em andamento, solicitaram à coordenação a realização das mesmas em suas salas”, conta a educadora ambiental. As oficinas abordaram temas como a fauna, flora, fitofisionomias, ameaças ao bioma Cerrado e a importância da conservação.
A apresentação do curta Vellozia foi um destaque, gerando identificação entre os alunos, muitos dos quais são filhos de coletores ou conhecem a prática de coleta de sementes. A atividade prática de confecção das bolas de sementes, permitiu que os alunos levassem as sementes para casa, com orientações sobre como plantá-las em seus próprios ambientes.
O Projeto
Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto “Águas Cerratenses: semear para Brotar é executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé. A iniciativa visa a restauração de 600 hectares de Cerrado, por meio do fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais.
Publicado em 28/06/2024