O solo é um dos recursos naturais mais importantes para a qualidade da vida do homem. Possui múltiplas funções e é fundamental para a sustentabilidade dos sistemas naturais. Com o objetivo de aprofundar debates sobre a importância do solo e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural, desde 1989, comemora-se, em 15 de abril, o Dia Nacional da Conservação do Solo. A escolha desta data é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.
No Cerrado brasileiro, a conservação do solo nos convida a refletir sobre a importância dos capins nativos nesse ecossistema. Contrariando a ideia de que apenas árvores e arbustos são protetores do solo, é nos capins que encontramos uma defesa essencial contra a erosão e a perda de solo. Os capins formam boa parte da cobertura do solo no Cerrado e desempenham um papel fundamental na sua conservação.
Engenheira Florestal, Responsável Técnica da Rede de Sementes do Cerrado(RSC), Natanna Hostman, que também é Coordenadora do Núcleo de Produção de Sementes da RSC, explica que quando os capins nativos são removidos, inicia-se um processo erosivo que pode resultar na perda de solo. “Manter os capins é fundamental para preservar a integridade do solo e evitar danos ambientais. Além disso, eles são essenciais na regulação do ciclo da água. Suas raízes finas contribuem para a infiltração da água da chuva no solo, reabastecendo os lençóis freáticos e sustentando a biodiversidade local”, salienta.
Ainda segundo a engenheira, a restauração do bioma Cerrado por meio da semeadura direta de sementes de capins nativos, além de inovadora, contribui para a manutenção ambiental e o ciclo hidrológico. “ Se a gente faz a restauração de uma área degradada no Cerrado sem utilizar ao capins, a gente perde toda essa estrutura que permite que a água se infiltre. Portanto, é essencial reconhecer e promover a importância dos capins como aliados na conservação ambiental e na garantia de um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras”, completou.
Quer entender mais sobre o capins nativos? Confira nosso Guia de Restauração para o Cerrado.
Publicado em 15/04/2024