Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Com foco na restauração de 800 hectares, RSC dá início às atividades do projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar”

                                                Arquivo RSC - Foto: Fernando Tatagiba

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado e Associação Cerrado de Pé (ACP), deu início às atividades do Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar”. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais. Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o projeto visa restaurar, por meio do método de plantio denominado semeadura direta, cerca de 800 hectares de Cerrado até 2024.  As ações de restauração de áreas degradadas serão feitas em Minaçu (GO), Cavalcante (GO), Teresina de Goiás (GO), Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança e Niquelândia (GO).

    Coordenadora do Projeto e CEO da Semeia Cerrado, Alba Cordeiro explica que atualmente a Chapada dos Veadeiros e seu entorno tem sido destaque quanto a aplicação dos modelos de restauração ecológica e, estudos mostram que a técnica da semeadura direta é uma das mais eficientes para a reintrodução dos componentes da vegetação do Cerrado. Além disso, toda a coleta é realizada por associados pertencentes as comunidades rurais, assentados e quilombolas. “Hoje a coleta de sementes tem sido para muitas mulheres a principal fonte de renda e este trabalho ele está além da restauração de áreas, mas engloba várias outras ações que resultam em melhores condições para as famílias de coletores e conservação de áreas, que hoje são vistas por eles como importantes e estratégicas”, acrescenta.

    Presidente da RSC, Camila Motta, destaca que o projeto contribui para a expansão planejada da produção de sementes, o que beneficia os coletores. “Hoje trabalhamos com aproximadamente 100 famílias de coletores e ao longo destes anos foram inúmeros os ganhos socioeconômicos para estas pessoas e para o Cerrado, pois houve um trabalho que possibilitou a mudança de pensamento e comportamento em relação ao desmatamento das áreas”, afirma.

    Ainda segundo a Presidente, por meio do projeto “Águas Cerratenses: semear para brotar” mais famílias serão inseridas na produção de sementes nativas do Cerrado, o que consequentemente ampliará a renda destas pessoas por meio da conservação do bioma. “A iniciativa visa também estudos para quantificação de carbono absorvido com a restauração e ações estratégicas de educação ambiental para crianças e jovens da região”, completa Camila Motta.

     

    Sobre o Financiador:

    Alinhado ao compromisso da Caixa com o desenvolvimento do Brasil, o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA), criado em 2010, aplica recursos da empresa para apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental com foco na população de baixa renda.

    Publicado em 17/02/2022

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30