Com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar àqueles que já desempenham atividade de coleta de sementes nativas para restauração em áreas degradadas, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação Cerrado de Pé (ACP), realizou na última terça-feira, 30, a capacitação dos coletores da Comunidade Kalunga Vão do Moleque.
Durante o encontro, que ocorreu na casa da coletora Agripina Tartuliano, os coletores identificaram três novas espécies de capins, ampliando ainda mais o conhecimento sobre a flora da região.
Coordenadora do Núcleo de produção de sementes, a Responsável Técnica da RSC Natanna Horstmann conta que as três novas espécies foram batizadas pelos próprios coletores com os nomes de Capim Rabo de Raposa, Capim Rabo de Gato e Capim Pé de Galinha da Mata. “Essas capacitações têm permitido a troca e o compartilhamento de conhecimentos. Além de esclarecer muitas dúvidas, a oficina proporcionou uma oportunidade única para a comunidade se envolver diretamente com a identificação de novas espécies que serão incluídas na relação de capins coletados pela ACP e comercializados pela RSC na restauração do Cerrado”, pontuou.
Participantes
Além dos coletores do Vão do Moleque, o encontro contou com a participação de grupos das comunidade Maiadinha, Corrente e Boa Sorte localizadas na zona rural de Cavalcante. Vale lembrar que essas capacitações estão sendo financiadas pelo projeto Águas Cerratenses: semear para brotar que é executado pela RSC em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação Cerrado de Pé.
Publicado em 02/05/2024