Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Chapada dos Veadeiros: Área restaurada na nascente do Córrego dos Ingleses recebe ações de manutenção

    A restauração ecológica está além de plantar ou semear.  Para o sucesso da restauração é preciso também fazer a manutenção da área.  Com apoio de brigadistas e voluntários, a Associação Cerrado de Pé realizou nos dias 16 e 17 deste mês, a manutenção do plantio feito em abril na nascente do Córrego dos Ingleses, área afetada pelos incêndios ocorridos em 2017 e 2019, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A ação contou com a participação da equipe técnica do Projeto Mercado de Sementes e da vice-presidente da Rede de Sementes do Cerrado (RSC) Anabele Gomes.

    Um dos principais afluentes do Rio Preto, a nascente do Córrego dos Ingleses é fundamental para a vitalidade de muitas cachoeiras visitadas no Parque Nacional.  A manutenção da área restaurada visa dar continuidade ao processo de restauração garantindo, desta forma, o desenvolvimento das espécies nativas do Cerrado plantadas no local. “Essa restauração vem sendo realizada pela Associação Cerrado de Pé em parceria com a empresa Real Expresso. Nós tiramos, por exemplo, gramíneas invasoras como o capim gordura, que impedem que as espécies plantadas cresçam. Por isso, estas atividades de manutenção são fundamentais”, completa o Presidente da Associação, Claudomiro Almeida.

    A vice - presidente da RSC, que fez parte da atividade de manutenção da área, também destaca a importância da atividade. “É comum as pessoas pensarem que restaurar é só realizar o plantio e pronto. É importante frisar que o processo de restauração acontece em várias etapas e o monitoramento da área pós plantio norteia as ações e possibilita uma análise qualitativa dos resultados”, acrescenta Anabele Gomes, que é bióloga, mestre e doutora em Botânica.

    A semeadura direta foi um dos métodos de plantio usados na restauração desta área. Parte das sementes usadas na restauração foram coletadas por produtores rurais, assentados e quilombolas do território Kalunga que integram a Cerrado de Pé.  Vale lembrar que a comercialização de sementes nativas faz parte das ações do Projeto Mercado de Sementes: Promovendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, desenvolvido pela RSC com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e da CNP Brasil. Além da conservação ambiental, a iniciativa gera renda para mais de 60 famílias da região da Chapada dos Veadeiros (GO).  

    Publicado em 23/07/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30