Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Cerrado Vivo: Segundo maior bioma brasileiro ganha site multimídia

    Foto: Cerrado Vivo/ ISPN
                                                                                                                                                Foto: Cerrado Vivo/ ISPN

     

    Poucas pessoas do Brasil – e muito menos do mundo – sabem que o Cerrado é uma reserva de água e biodiversidade indispensáveis para o equilíbrio climático global. Outro fato pouco conhecido é que esse ecossistema é a savana mais biodiversa do mundo, concentrando 5% das espécies do planeta. A presença massiva de comunidades tradicionais que conservam o Cerrado com extrativismo e modos de vida sustentáveis também é ignorada.

     

    Neste mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho,  o portal Cerrado Vivo foi criado para conscientizar sobre a importância deste que é o segundo maior bioma da América do Sul. A iniciativa é do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), ONG socioambiental que atua há 31 anos na conservação do Cerrado e pela proteção dos povos e comunidades tradicionais.


    Tesouros e ameaças globais

     

    Um dos destaques é a região ser conhecida como “berço das águas”. Das 12 bacias hidrográficas do Brasil, oito nascem no Cerrado. O portal traz em sua estreia a história de Dona Lúcia, geraizeira e raizeira, conhecida como a guardiã desse grande mar de água doce.

     

    As mulheres Kalunga, habitantes do maior território quilombola do Brasil, localizado no noroeste de Goiás, também são destaque do projeto. “Os povos e comunidades tradicionais do Cerrado são os grandes responsáveis pela conservação do Cerrado em pé, são verdadeiros defensores climáticos”, comenta Isabel Figueiredo, Coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do ISPN. “Nossa savana é amplamente povoada por pessoas que usam os recursos naturais de forma sustentável, garantem segurança alimentar, abastecem as cidades e geram renda, em uma relação harmônica com o meio ambiente”, acrescenta.

    Cerrado Vivo é um convite para que pessoas conheçam esse tesouro que é patrimônio natural do Brasil e que está diretamente ligado aos cinco continentes do planeta, especialmente pela grande quantidade de estoque de carbono e pelas bacias hidrográficas, que influenciam o Clima global. A página também tem uma versão em inglês.

     

    (Fontehttp://cerradovivo.ispn.org.br/pt_br/ )

    Publicado em 04/06/2021

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30