Visando contribuir com a missão de promover a cadeia produtiva da restauração ecológica, a Rede de Sementes do Cerrado está disponibilizando uma cartilha sobre coleta e beneficiamento de sementes nativas. O material visa orientar coletores, restauradores, técnicos e interessados no manejo de sementes nativas do Cerrado.
Dividida em seções informativas, a cartilha apresenta métodos e ferramentas adaptadas às características de espécies nativas do Cerrado, classificando o beneficiamento de acordo com o tipo de fruto e suas particularidades. Desde árvores e arbustos com polpa, até capins nativos, o guia registra os processos de coleta e beneficiamento realizados pela Associação Cerrado de Pé. “O beneficiamento adequado contribui para a qualidade das sementes, tornando o transporte e o armazenamento mais fáceis, além de viabilizar o uso de maquinário durante o plantio”, acrescenta Natanna Horstmann, uma das autoras da cartilha e Coordenadora do Núcleo de Produção de Sementes da RSC.
Elaborada com apoio de coletores, restauradores e instrutores da Associação Cerrado de Pé, a cartilha aborda a importância da restauração ecológica, um processo para reverter a degradação ambiental e revitalizar ecossistemas comprometidos, destacando que a recomposição da vegetação pode ser realizada por meio do plantio de semeadura direta que é feita pelo plantio direto de sementes por meio de muvuca. “Nesse material estamos trazendo, de forma breve, os benefícios da semeadura direta que ao promover alta biodiversidade ao misturar diferentes espécies, contribui também para a recuperação do solo, a conservação da água e o sequestro de carbono. É importante destacar que as técnicas de beneficiamento e restauração ecológica são constantemente adaptadas e aprimoradas com base em novas experiências. A cartilha serve como um guia informativo, fornecendo conhecimentos para aqueles que desejam contribuir para a coleta de sementes do Cerrado”, completa Natanna.
Confira a cartilha: Clique Aqui
Vídeo
Além da cartilha, para tratar sobre o tema a RSC elaborou um vídeo sobre coleta e beneficiamento.
Tecendo Rede
Os materiais produzidos são parte do “Tecendo Redes e Espalhando Sementes”, projeto executado pela RSC, que beneficiou cerca de 320 famílias distribuídas em 52 comunidades. A iniciativa foi financiada pelo projeto Cerrado Resiliente – CERES, por meio do Fundo de Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) gerido pelo Instituto População Sociedade Natureza (ISPN). O projeto foi coordenado pela Vice-Presidente da RSC, Anabele Gomes.
Publicado em 23/05/2024