Cursos e Eventos

    CRAD e Rede de Sementes do Cerrado oferecem cursos dentro do Programa de Revitalização do Rio São Francisco

    Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas, CRAD-UnB, em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado ofereceu o curso “Capacitação de técnicos e agricultores sobre a coleta de sementes, produção de espécies florestais e técnicas de recuperação de áreas degradadas”, na região do Médio São Francisco.

    Este é um projeto inserido no Programa de Revitalização do Rio São Francisco. Os recursos são do Ministério do Meio Ambiente e disponibilizados por meio de Carta de Acordo com PNF/MMA-FAO.

    Inicialmente realizaram-se viagens de mobilização, percorrendo as regiões de BarreirasIrecê e Bom Jesus da Lapa na Bahia. Foram consultados comitês e conselhos ambientais, instituições municipais, estaduais e órgãos federais (Codevasf, INCRA e IBAMA), ONGs, além de instituições de ensino técnico e superior sobre o interesse em participar e divulgar o projeto. Os três módulos – coleta de sementesprodução de espécies florestais e técnicas de recuperação de áreas degradadas – ocorreram entre março e agosto de 2010.
    Participaram dos cursos técnicos, estudantes, viveiristas e agricultores. Todos foram indicados de acordo com o perfil “multiplicador”, percebido por lideranças locais, consultadas durante a viagem de reconhecimento. Nas três edições, o número de inscritos foi de 30 a 33 pessoas.
    Durante a semana de atividades, os inscritos tiveram contato com técnicas de produção de mudas florestais, trocando experiências entre si e com os palestrantes e professores sobre a melhor maneira de produzir espécies nativas, ajudando o meio-ambiente e tendo retorno financeiro. As palestras incluíram a exibição do documentário HOME , aula de economia com enfoque na produção de mudas e viveiros e também sobre legislação ambiental e de produção de sementes e mudas.
    A metodologia dos cursos se baseou no “aprender fazendo”. Os participantes receberam instruções e esclarecimentos antes de ir para o campo e durante a execução das atividades, sempre acompanhados pelos professores. Foram entregues certificados que reconhecem, sobretudo, a importância de fazer parte de capacitações voltadas para o cuidado com o meio ambiente.
    O material teórico utilizado foi totalmente gratuito para os alunos. Hospedagem, transporte e alimentação também.  A avaliação positiva dos participantes ao fim do curso, feita por meio de questionários, indica que o método utilizado aliado à estrutura oferecida foram adequados às necessidades dos interessados.

    Publicado em 16/10/2010

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30