Projetos

    Ativos

    Curso de capacitação para coletores de sementes

    Entre os dias 06 e 08 de abril de 2018, a Rede de Sementes do Cerrado promoveu, na Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás – GO, um curso de capacitação para coletores de sementes nativas.

    A iniciativa é parte do projeto Mercado de Sementes e Restauração, financiado pelo Fundo de Parceria para Ecossi​s​temas Críticos​ -CEPF​/Instituto Internacional de Educação do Brasil​ – IEB​, em parceria com ICMBio, UnB, Embrapa/Cenargem e Associação Cerrado de Pé.​ O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta  da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão, da Fundação MacArthur e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

    Trinta coletores de sementes de diversas regiões da Chapada dos Veadeiros (núcleos São Jorge/Colinas, Alto Paraíso de Goiás, Teresina e Cavalcante, entre outros) atenderam às 20 horas de curso, onde foram abordados aspectos práticos e teóricos relativos à atividade. As pautas centrais foram coleta, beneficiamento, pesagem e armazenamento de sementes de gramíneas, ervas, arbustos e árvores nativas. Foram apresentadas também questões operacionais como a relação entre os diferentes atores do projeto, do consumidor ao coletor, passando pelas instituições envolvidas.

    Os participantes receberam informações específicas sobre cada uma das 71 espécies que irão coletar este ano. Ao fim do curso, a Associação Cerrado de Pé, que reúne os coletores locais, recebeu doação de material de trabalho.

    Com as informações e ferramentas necessárias, mulheres e homens que atenderam à capacitação estão prontos para dar início às atividades de 2018. Por ora, espera-se que ao menos cinco toneladas de sementes sejam coletadas, possibilitando que extensas áreas de Cerrado, hoje degradadas, sejam restauradas.

    APOIO:

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30