Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Workshop na Região Sul e Sudeste Goiano aborda Gestão Ambiental Produtiva

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC) marcou presença no Workshop sobre Gestão Ambiental Produtiva Sul e Sudeste Goiano. Promovido pelo Instituto Federal Goiano em parceria com a Embrapa Cerrados o evento realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro reuniu representantes de várias instituições em uma discussão sobre o Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva – PRAVALER.

    O PRAVALER se propõe a auxiliar os estados e os produtores rurais a superarem suas dificuldades na implementação do Novo Código Florestal Brasileiro (Lei n° 12.651/2012), discutindo normativas com todos os atores envolvidos no processo para viabilizar a regularização ambiental produtiva das propriedades rurais, com base em resultados de pesquisa.

    Durante o Workshop, Jimena Stringuetti, Coordenadora do Núcleo de Projetos da RSC, explorou experiências bem-sucedidas e desafios enfrentados, compartilhou ideias sobre o Projeto de Restauração Inclusiva do Cerrado, discutindo sua execução, destacando obstáculos e apresentando soluções eficazes provenientes de iniciativas semelhantes. Stringuetti enfatizou que “o debate buscou articular as contribuições de cada instituição para o Programa PRAVALER, abordando também a estratégia de contato com produtores interessados na iniciativa. Desta forma a importância da participação ativa das secretarias municipais neste processo”, evidenciou.

    O projeto PRAVALER visa a restauração de 400 hectares de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente. O evento representa um passo importante na busca por proprietários interessados em aderir ao projeto, envolvendo também secretarias e prefeituras locais. Participaram do encontro representantes das Secretarias de Meio Ambiente de Morrinhos, Ipameri, Urutai, Santa Cruz; o Instituto Federal Goiano; a Federação Agronômica e a Cargill.

    Publicado em 29/02/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30