Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    RSC promove em parceria com WWF Brasil oficina de organização de grupo com coletores do Pipiripau

    A Rede de Sementes do Cerrado (RSC), por meio do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, em parceria com o Programa Água Brasil (WWF) realizou nos dias 20 e 21 de maio, uma Oficina de Organização do Grupo de Coletores do Pipiripau.

    Com o objetivo de formar um núcleo de coletores na região, a capacitação abordou o potencial de espécies de coleta da região, lista de espécies, formas de coleta e beneficiamento, precificação e possibilidades de organização do grupo de coletores. A oficina realizada no Assentamento Oziel Alves, na sede da APROSPERA no Pipiripau, contou 22 participantes, grande parte deles, produtores rurais.

    Com centenas de hectares de reserva legal a área tem grande potencial para coleta de sementes a ser utilizada em áreas de restauração no Distrito Federal. De acordo com Gustavo Rocha (técnico da Rede de Sementes do Cerrado), a restauração com sementes próximas da área de plantio é mais interessante biologicamente, além de promover maior facilidade logística para utilização da técnica da semeadura direta.

    O engenheiro florestal explicou ainda que, as sementes coletadas nos próximos meses, serão utilizadas para adensar uma área em restauração de uso comum do assentamento. “Esta área em processo de restauração, agora será enriquecida com outras espécies de interesse da comunidade próxima, promovendo também uma maior cobertura do solo com gramíneas nativas", reforçou.

    Vale lembrar que, a região do Pipiripau abriga vários rios e nascentes que abastecem cerca de 80% do Distrito Federal. A restauração destas áreas é fundamental para a conservação da bacia hidrográfica do local.

    Publicado em 22/05/2019

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30