Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Educação Ambiental: animação Vellozia é exibida em escola do Assentamento Flor da Terra

    No último dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Escola Municipal Assentamento Flor da Terra, situada em Planaltina de Goiás (GO), abriu suas portas para receber o Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar. Focada na conscientização sobre a importância da conservação do recurso hídrico, a iniciativa proporcionou uma experiência enriquecedora para aproximadamente 110 crianças da educação infantil e ensino fundamental I e II.

    Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades educativas, incluindo a exibição do filme "Vellozia". A animação conta a história de Vellozia, Ana e Miro, três personagens engajados na missão de enfrentar os desafios contemporâneos relacionados às consequências do aquecimento global. O filme não só diverte, mas também educa, transmitindo valiosas lições sobre a conservação do meio ambiente.

    Na ocasião, a professora Wesly Neves de Souza Ricardo compartilhou a importância do projeto e como ele impactou os alunos: "Quando levamos o tema para os alunos, despertou neles uma curiosidade genuína sobre as áreas que estão sendo restauradas pelo projeto Águas Cerratenses e os motivos de estarmos localizados em uma dessas áreas. Fizemos uma pesquisa para aprender mais sobre o projeto, seus realizadores, apoiadores, objetivos e metas. As descobertas foram fascinantes e aumentaram ainda mais a curiosidade dos estudantes”, avaliou a professora.

    Para a Coordenadora do Projeto, Alba Cordeiro, ao integrar educação ambiental e entretenimento educativo, o Projeto Águas Cerratenses reforça seu compromisso com a formação cidadã das crianças, preparando-as para serem agentes ativos na construção de um futuro mais sustentável. “Além de celebrar o Dia Mundial da Água, a iniciativa na Escola Municipal Assentamento Flor da Terra plantou sementes de consciência ambiental nas mentes e corações das futuras gerações”, completou a coordenadora.

    O Projeto
    Financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar é executado pela Rede de Sementes do Cerrado(RSC) em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação Cerrado de Pé.


    Com o objetivo de restaurar 600 hectares de Cerrado, o projeto concentra esforços na expansão da cadeia de produção regional de sementes nativas, por meio da restauração ecológica em propriedades rurais. Com atuação nos municípios de Minaçu, Cavalcante, Teresina, Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança, Niquelândia, Formosa, Colinas do Sul, São Domingos, Flores de Goiás, Água Fria de Goiás, Guarani, Posse, Nova Roma e Planaltina de Goiás, a iniciativa abrange territórios quilombolas como Cavalcante e Teresina de Goiás, destacando-se a Comunidade Maiadinha, Comunidade da Capela, Comunidade Taboca, Assentamento Silvio Rodrigues, Assentamento Ezuza e Comunidade Ema.

    Publicado em 25/03/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30