Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Dia Nacional do Cerrado: RSC destaca projeto de restauração ecológica desenvolvido na região central do Brasil

    Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado representa 5% de toda a biodiversidade mundial. É neste bioma que encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas sul-americanas: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. Além do enorme potencial aquífero, o Cerrado abriga mais de 12 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 199 de mamíferos.

    Instituído pelo Decreto da Presidência da República de 20/8/2003, o Dia nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, propõe uma reflexão sobre a importância de conservar o bioma e seus recursos naturais. A data chama a atenção para o debate sobre os problemas ambientais e ações que podem reduzir seus impactos.

    É neste contexto que se destaca o trabalho da Rede de Sementes do Cerrado que consiste em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

    Em busca de contribuir com a conservação do Cerrado brasileiro, a instituição vem promovendo por meio de pesquisas, informações técnicas e científicas e também, do Projeto “Mercado de Sementes e Restauração: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade”, a restauração deste importante bioma na Região Central do País.  O projeto conta com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e do Instituto Caixa Seguradora. O método de plantio utilizado neste processo é a semeadura direta.

    Além da conservação ambiental, a iniciativa gera o complemento de renda de mais de 60 famílias que vivem na região da Chapada dos Veadeiros (GO).  “A RSC comercializa cerca de 70 espécies nativas do Cerrado que são utilizadas na restauração ecológica. Essas sementes são coletadas por pequenos produtores rurais, assentados e quilombolas que integram a Associação Cerrado de Pé. A coleta de sementes gera renda para os coletores e ajuda a conservar o Cerrado”, afirma a Presidente da RSC, Camila Motta.

    A Presidente ressalta ainda, o acompanhamento técnico é feito pela equipe da RSC durante todo o processo, uma vez que a Organização atua em todas as etapas que vão desde a coleta, controle das áreas de coleta, gestão de estoque, controle da qualidade das sementes, até a venda e entrega das sementes. Vale lembrar que as sementes nativas são vendidas pela RSC para empresas que trabalham com restauração. “É importante destacar que a Rede de Sementes do Cerrado já apoiou a restauração de mais de 150 hectares nos Estados de Goiás, Minas gerais e Distrito Federal”, completou Camila Motta.

    Publicado em 11/09/2020

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30