Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Com foco no protagonismo dos capins, RSC promove capacitação para coletores da Cerrado de Pé

    Com o objetivo de aprimorar as habilidades dos coletores que já atuam na Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP), a Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Associação, iniciou na última segunda-feira, 18, em Alto Paraíso de Goiás (GO), uma série de capacitações que ocorrerão ao longo de 2024. A iniciativa tem como foco aperfeiçoar e atualizar àqueles que já desempenham o papel da coleta na região.

    Coordenadora do Núcleo de produção de sementes da RSC, a Responsável Técnica Natanna Hostman destaca que o foco principal deste primeiro encontro foram os capins. "Optamos por este enfoque devido ao perfil dos coletores desta região, que predominantemente coletam capim e arbusto. Abordarmos questões como a época ideal para a coleta, técnicas de beneficiamento e estudos para aprimorar a qualidade do capim", detalhou.

    Além da Coordenadora, também foram instrutores da oficina o Diretor de Restauração da ACP Claudomiro Cortês, a Presidente da ACP Cíntia Carvalho e o tesoureiro da Associação Valdeci Carvalho. É importante destacar que, por meio de uma abordagem específica e direcionada às necessidades dos coletores locais, essas capacitações visam aprimorar as técnicas, garantindo a sustentabilidade e a qualidade do trabalho realizado por esses profissionais tão importantes para a conservação do Cerrado.

    Participantes

    Nesta primeira edição estiveram presentes coletores que fazem parte do núcleo urbano de Alto Paraíso de Goiás, do Distrito de São Jorge e dos Assentamentos Silvio Rodrigues e Esusa. O encontro foi financiado pelo projeto Águas Cerratenses: semear para brotar que é executado pela RSC em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação Cerrado de Pé.

    Publicado em 20/03/2024

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30