Notícias

    Fique por dentro de tudo que acontece na RSC

    Caminhos da Semente lança lista de espécies para semeadura direta nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica

    A equipe técnica da Iniciativa Caminhos da Semente em colaboração com diferentes especialistas e atores envolvidos na restauração ecológica pelo país, idealizou o estudo “Espécies para semeadura direta Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica: características de sementes e plantas, e sugestões de coleta, processamento e plantio”.

    O estudo apresenta uma lista de espécies com as características mais relevantes para a restauração de ecossistemas por meio da semeadura direta, que é o método que mais se aproxima da regeneração natural e que apresenta diversos benefícios socioeconômicos.

    No material são mencionadas 438 espécies que podem ser plantadas nos diferentes tipos de vegetação dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. As espécies apresentadas foram testadas em semeadura direta ou disponibilizadas pelas redes de sementes em atividade no Brasil dentre essas, a Rede de Sementes do Cerrado (RSC).

    Vale ressaltar que a publicação foi desenvolvida coletivamente por meio de encontros e entrevistas online, com um grupo de especialistas em restauração ecológica, ecologia e tecnologia de sementes que inclui coletores de sementes, pesquisadores e técnicos dessas áreas.  Da Rede de Sementes do Cerrado, participaram da elaboração deste material a Presidente da RSC Camila Motta e a técnica do Projeto “Mercado de Sementes: Provendo Serviços Ambientais e Biodiversidade” Maria Eduarda Carmago.

    A lista está disponível no site da Iniciativa Caminhos da Semente e conta também com uma versão em PDF. Confira:  https://www.caminhosdasemente.org.br/especies  

     

     

    (Fonte: Com informações Caminhos da Semente)

    Publicado em 23/11/2020

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30