Cursos e Eventos

    Curso 3 - Solos do Cerrado

    Objetivo: Auxiliar os produtores, jardineiros e interessados em paisagismo a explorarem as características e os tipos de solo presentes no bioma Cerrado de maneira mais produtiva na reprodução das espécies nativas considerando, ainda, a conservação desse recurso finito e essencial para a Flora.

    DATA: 02 de Setembro de 2017
    HORÁRIO: 8h00 às 12h00
    PROFESSORA: Helenice Moura Gonçalves LOCAL: Escola de Paisagismo de Brasília INVESTIMENTO: R$ 110,00
    INFORMAÇÕES: cursos@rsc.org.br

    Conteúdo:
    Introdução
    O que é o solo?
    Composição do Solo
    Importância
    Fatores e processos de formação dos solos
    O solo como recurso natural finito
    Manejo químico do solo
    Manejo e conservação do solo
    Solos do Bioma Cerrado
    Considerações finais

    Quem é Helenice Moura Gonçalves:

    Engenheira Agrônoma. Pesquisadora na Embrapa Cerrados, atua nas áreas correlatas Fertilidade do Solo e Fitotecnia nas áreas de Agroenergia e Frutíferas Nativas do Cerrado. Doutora em Agronomia pela UFG. Atuou como titular na UniEvangélica –

    Centro Universitário de Anápolis, onde ministrou as disciplinas Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; Introdução à Ciência do Solo, Levantamento e Classificação dos Solos, Manejo e Conservação do Solo e Recursos Hídricos e Controle de Plantas Daninhas para o curso de graduação em Agronomia, bem como Professora Adjunta no curso de graduação em Zootecnia na PUC-GO lecionando as disciplinas Solos, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e Fisiologia de Plantas Forrageiras. Contribuiu, também nos Cursos Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio, com as disciplinas Manejo e Conservação do Solo e Água e Produção Vegetal, respectivamente. Atuou, também, como Professora titular na Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA), onde ministrou as disciplinas Solos I e Plantas Daninhas. Estágios em áreas como pecuária leiteira, culturas do abacaxi, maracujá e banana. Participou de 15 bancas examinadoras de graduação, três bancas de defesa de tese de doutorado e uma banca de avaliação de concurso público.

    Publicado em 21/08/2017

    CLN 211 - Bloco A - Sala 221

    Asa Norte - Brasília - Distrito Federal
    Atendemos das 8:30 às 14:30